É POSSÍVEL FAZER GESTÃO DO CONHECIMENTO SEM TECNOLOGIA?

Tempo de leitura: 2 minutos

A tecnologia potencializa suas ações, mas não resolve seus desafios de gestão do conhecimento. Usar ou não uma plataforma tecnológica depende do seu contexto. No entanto, se sua organização não tem disponibilidade para investir num software agora, saiba que é possível implantar várias práticas de compartilhamento de conhecimento sem apoio de tecnologia.

Cada projeto, cada processo, cada ação pode ser uma fonte inesgotável de aprendizado. Seja por coisas que não funcionaram como esperado, seja por soluções que superaram as expectativas é sempre possível extrair algum conhecimento. O levantamento de lições aprendidas é um exemplo de prática que pode ser desenvolvida sem apoio de tecnologia gerando excelentes resultados. Para isso, é importante observar os seguintes pontos:

  • O levantamento do que funcionou ou não deve ser feito não somente ao final de um projeto, mas ao longo das etapas principais.
  • É importante definir uma periodicidade para consolidar os aprendizados e identificar oportunidades de melhoria em processos.
  • Evite que a equipe busque encontrar culpados, além de apontar somente os erros.

A essência dessa prática é a facilitação de conversas estruturadas para ajudar as pessoas a olharem as situações com neutralidade para identificar os aprendizados que podem ser obtidos. Após o levantamento, consolide num documento que deve ser compartilhado com todos para que as pessoas possam aplicar em situações semelhantes no futuro.

A tecnologia ajuda na disseminação, na indexação e na recuperação dessas informações, mas é a cultura voltada ao aprendizado organizacional que faz realmente a diferença. Existem várias outras práticas que não dependem de tecnologia para serem iniciadas. Confira algumas neste infográfico:  “5 práticas de gestão do conhecimento que não dependem de software“.

Se você preferir assistir a este conteúdo em vídeo, clique aqui ou veja abaixo.

 

CAMILA PIRES

Camila Pires, Fundadora da Rede Indigo, é apaixonada por aprender, por empreender e por desenvolver pessoas, equipes e organizações. Ela tem uma formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, gestão empresarial, coaching, neurociências pedagógicas e inovação. Para saber mais sobre sua formação e experiência profissional, acesse seu perfil no LinkedIn.

EBOOK GESTÃO DO CONHECIMENTO