QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO?

Tempo de leitura: 2 minutos

Será que informação e conhecimento são a mesma coisa? Pode parecer um detalhe semântico, mas faz muita diferença na gestão organizacional. Gestão da informação não é a mesma coisa que gestão do conhecimento. Hoje em dia qualquer pessoa tem acesso abundante de informação sobre qualquer assunto na internet. No entanto, a informação pela informação não tem valor algum. É a capacidade de filtrar, de articular e de aplicar essas informações de forma a dar uma solução – desde a mais simples até a mais sofisticada – que faz a diferença. É a capacidade de realizar, de executar e de criar que geram real valor para a organização. E, para isso, precisamos de: CONHECIMENTO.

O conhecimento passa pela bagagem, pelas experiências, pela visão de mundo e até pelos valores pessoais. A mesma informação pode ser interpretada de maneira totalmente diferente dependendo de quem tem acesso a ela. Tudo depende de como cada um vai transformar a informação que recebe. Alguns profissionais fazem gestão da informação pensando que estão fazendo gestão do conhecimento. Organizar documentos e extrair relatórios a partir de bases de dados são atividades importantes, mas gestão do conhecimento vai muito além do que gerir o que está explícito.

O conhecimento é essencialmente intangível e depende da inteligência humana para se manifestar. A própria inteligência artificial é um produto da inteligência humana. A capacidade de inferência, de dedução, de formulação de novas hipóteses a partir da interpretação de um conjunto de dados, de informações e da percepção da realidade é que fazem com que os profissionais (e as organizações) evoluam continuamente. Gerar e replicar informações é mais natural. Gerar novos conhecimentos demanda uma certa dose de ousadia. Precisamos exercitar os músculos do aprendizado mais do que armazenar um volume enorme de informações perecíveis.

Se você preferir assistir a este conteúdo em vídeo, clique aqui ou veja abaixo.

 

camila-pires-200

Camila Pires, Fundadora da Rede Indigo, é apaixonada por aprender, por empreender e por desenvolver pessoas, equipes e organizações. Ela tem uma formação multidisciplinar que passa por comunicação, gestão do conhecimento, gestão empresarial, coaching, neurociências pedagógicas e inovação. Para saber mais sobre sua formação e experiência profissional, acesse seu perfil no LinkedIn.


EBOOK GESTÃO DO CONHECIMENTO